Minhas Canções.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Amuletos de Proteção. Parte 01

* Amuleto Caça Sonhos / Contra Pesadelos
Espanta-espíritos, apanhadores de sonhos ou caçadores de sonhos(em inglês dreamcatcher) é um amuleto da cultura indígena ojibwa (ou chippewa), que consiste em um aro construído com uma vara de salgueiro-chorão, ao qual são atrelados e pendurados vários fios, formando uma sorte de teia de aranha, propositalmente irregular em sua forma, segurando algumas poucas penas e/ou outros pequenos objetos de significância pessoal especial.
* Origem e Lendas
Diz a lenda que antigamente havia duas tribos em guerra. A raiva e o rancor gerou energias desarmônicas, que faziam com que as crianças tivessem pesadelos. A grande mãe búfala desceu à terra e pediu ao xamã da aldeia que fizesse um aro com um galho de salgueiro-chorão e deixasse uma aranha fazer uma teia dentro dele. O xamã obedeceu e pendurou o filtro no teto da cabana em que as crianças dormiam. As energias desarmônicas ficavam perdidas na teia e consequentemente presas, enquanto as boas energias sabiam para onde ir, passando pelo furo central. Aos primeiros raios de sol, as energias se dissipavam.
Apesar dos catasonhos terem originado entre o povo Ojibwa Nation durante o período do Movimento Panameríndio (ou the Pan-Indian Movement, em inglês) das décadas de 1960 e 1970, esses objetos foram adotados por muitos outros grupos e nações indígenas da América do Norte, sendo considerados um símbolo de união e de confraternização entre os póvos ameríndios do norte do continente. Muito embora certos indivíduos e coletivos indígenas tenham expressado a opinião de que houve uma super-comercialização desse objeto, e que o catasonhos carece a devida autenticidade para poder servir de emblema geral aos povos originais da terra.
* Amuleto Ankh / Simbolo da Vida e da longividade
Ankh, (pronuncia-se "anak") conhecida também como cruz ansata, era na escrita hieroglífica egípcia o símbolo da vida. Conhecido também como símbolo da vida eterna. Os egípcios a usavam para indicar a vida após a morte.
* História e Origem
Ha muitas especulações para o surgimento e para o significado do ankh, mas ao que tudo indica, surgiu na Quinta Dinastia. Quanto ao seu significado, há várias teorias. Muitas pessoas vêem o ankh como símbolo da ressureição.
Muitos, sem ter qualquer conhecimento sobre a história de Ankh, acabam afirmando que este é um símbolo originalmente satânico ou um símbolo criado por algum culto de magia negra, porém, acredita-se que seu real significado (que originalmente era egípcio) aponta para uma direção oposta a da cultura popular, pois a idéia mais aceita é de que o ankh na verdade seja um símbolo relacionado a vida.
No final do século XIX, o ankh foi agregado pelos movimentos ocultistas que se propagavam, além de alguns grupos esotéricos e as tribos hippies do final da década de 60. É utilizado por bruxos contemporâneos em rituais que envolvem saúde, fertilidade e divinação; ou como um amuleto protetor de quem o carrega. O ankh também foi incluído na simbologia da Ordem Rosa-Cruz, representando a união entre o reino do céu e a terra. Em outras situações, está associado aos vampiros, em mais uma atribuição à longevidade e imortalidade. Ainda encontra-se como uma alusão ao nascente-poente do Sol, simbolizando novamente o ciclo vital da natureza.
E diziam também que quem usa-se este simbolo em algum lugar do corpo, estaria protegido pelos deuses egípcios.
* Amuleto Figa / Simbolo contra maus espíritos e inveja.
Simbolo de Proteção em alguns Países e Simbolo do erotismo em alguns Países do Mediterrânio.
A figa, originalmente um amuleto italiano, chamado Mano Fico, também era usada pelos Etruscos na era romana. Mano significa mão e Fico ou Figa é a representação dos genitais femininos, e era associado a fertilidade e erotismo.
Hoje é usado como amuleto contra olho gordo na crença de que o obsceno distraia o mal.
* Amuleto Trevo de 4 folhas / Simbolo para atrair dinheiro
Deve ser guardado quando for achado, pois encontrar um é sinal de muita sorte. Deve ser carregado na bolsa ou na carteira para atrais sorte e dinheiro.
* Amuleto Olho de Hórus / Proteção, Ampliação da Visão, Restauração e Força
Olho de Hórus ou 'Udyat' é um símbolo, proveniente do Egito Antigo, que significa proteção, coragem e poder, relacionado à divindade Hórus. Era um dos mais poderosos e mais usados amuletos no Egito em todas as épocas.
* Origem e História
Segundo uma lenda, o olho esquerdo de Hórus simbolizava a Lua e o direito, o Sol. Durante uma luta, o deus Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus, o qual foi substituído por este amuleto, que não lhe dava visão total, colocando então também uma serpente sobre sua cabeça. Depois da sua recuperação, Horus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Seth.
Era a união do olho humano com a vista do falcão, animal associado ao deus Hórus. Era usado, em vida, para afugentar o mau-olhado e, após a morte, contra o infortúnio do Além.
O Olho Direito de Hórus representa a informação concreta, factual, controlada pelo hemisfério cerebral esquerdo. Ele lida com as palavras, letras, e os números, e com coisas que são descritíveis em termos de frases ou pensamentos completos. Ele aborda o universo de um modo masculino.
O Olho Esquerdo de Hórus representa a informação estética abstrata, controlada pelo hemisfério direito do cérebro. Lida com pensamentos e sentimentos e é responsável pela intuição. Ele aborda o universo de um modo feminino. Nós usamos o Olho Esquerdo, de orientação feminina, o lado direto do cérebro, para os sentimentos e a intuição.
Os egípcios também utilizavam o olho de Hórus, em fragmentos, como parte de seu sistema numérico. As partes do olho representavam frações. Cada parte com seu valor.
Hoje em dia, o Olho de Hórus adquiriu também outro significado e é usado para evitar o mal e espantar inveja (mau-olhado), mas continua com a ideia de trazer proteção, vigor e saúde. O Olho de Hórus, contudo, ainda é comumente confundido com o Olho da Providência (conhecido como O Olho que Tudo Vê).
* Amuletos Espanta espíritos ou/ senhor dos ventos ou/ Sinos da Felicidades ou/ Carrilhão de Vento
É um objeto normalmente constituído por tubos de metal ou bambu suspensos por fios que produz som através da ação do vento.
Tem o poder de cura energética. Costuma-se dizer que a força vital passa pelos tubos, espalhando as boas energias para o ambiente, acalmando o espírito das pessoas.
O som ajuda a purificar o ambiente, afastando as energias negativas.
Que todos tenham uma linda semana.
Abraços de paz.
Lua.
Imagens todas retiradas da Google

21 comentários:

  1. Adorei esse blog.... Adoraria conversar com você. Sou neófito, praticante, também tenho um blog. Estudo mitologia Grega, Nórdica, Celta e Babilônica. Trabalho magicamente com diversos seres místicos e adoro magia com cristais e metais. E busco a magia em tudo o que faço. Adoraria trocar experiencias com você e os leitores do blog. Espero contato! (Msn: Octowiccan@hotmail.com Blog: www.wiccaaberta.blogspot.com) Benção em seu caminho!

    Blessed Be!

    Octo Ewen Chliste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja sempre bem vindo ao meu mundo, e se de alguma maneira eu puder contribuir com você, ficarei feliz.
      Abraços de luz.
      Lua

      Excluir
  2. Querida Lua, que boa postagem! Eu adoro amuletos, estou sempre rodeada deles... também tenho um apanhador de sonhos que comprei há una anos a uns índios sul americanos no sul de Espanha, e que está pendurado na minha cama... Desejo uma otima semana pra você. Tudo de bom.
    Beijinhos
    Lita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, agradecida por deixar sua marquinha especial por aqui.
      Beijinhos de camomila.
      Lua.

      Excluir
  3. Amada Lua, na verdade a minha irmã não tem só o apanhador de sonhos pendurado na cama dela, tem também a carteira cheia de amuletos e você nem faz ideia do peso da carteira eheheh. Bem amuletos é connosco mesmo, eu também tenho muitos para falar a verdade, pois adoro a sua simbologia e acredito neles, fazer o quê? Sabia que eu tenho um vaso com trevos de 4 folhas com coroa, são dos mais raros de encontrar, foi uma senhora a quem eu chamava de Mãe Ramôa, que me ofereceu há muitos anos, ela trouxe de terras de Angola, ainda vive, eu distribuo sempre que posso por todas as pessoas conhecidas, quero ver todo as as pessoas com sorte! Adorei o texto.
    Desejo-lhe uma Iluminada semana.
    Beijinhos de gato preto.
    Ana Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs
      Vocês duas são o máximo!!!!
      Queria morar mais perto de você para ter uma muda dessa preciosidade de trevo!!!
      Amada tenha uma semana iluminada.
      Beijinhos de beijoim.
      Lua.

      Excluir
  4. Oi, minha amada,Lua!!!!
    Tudo bem?
    Desejo à você uma semana maravilhosa repleta de bençãos.
    Bjão no core.
    Soninha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo amiga.
      Agradecida pelas boas energias.
      Beijinhos de flores.
      Lua.

      Excluir
  5. OIEEEEEEEEEE AMIGA QUE ESPETÁCULO DE ESTUDO ESSES AMULETOS CONHECIA MAS NÃO SABIA O SIGNIFICADO E HJ ESTOU SABENDO, CULTURA PURA MINHA AMIGA! AQUELE RITUAL DEU CERTO, NÃO TENHO MAIS OS TEMÍVEIS PESADELOS, OBRIGADA! BEIJÃO☻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga fico tão feliz por ter podido contribuir um pouquinho com o seu conforto.
      Abençoada seja sempre.
      Beijinhos de serenidade.
      Lua.

      Excluir
  6. Lua,
    Menina você realmente abala!!!
    Além de postar livros muuuuito bons você também posta místicos e esotéricos?
    Estarei contigo aqui também.
    Bjus e muito AXÉ!!!
    claudiasantos0604@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Claudia agradecida pela visita e pelo carinho.
      Seja sempre bem vinda por aqui também.
      Beijinhos de luz.
      Lua.

      Excluir
  7. Oi Lua, tenho a Ankl, dei de presente a meu filho recentemente. Adoro estes símbolos, somente a figa, já não curto mais, e acredite não há nada de demoniaco na ankl, somente superstição barata. Tenho também, discretamente na janela de minha sala um olho de Hórus em forma de colante, transparente, super discreto para maus olhados que vem de fora. São fantásticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine agradecida por deixar sua marca tão importante por aqui.
      Os amuletos funcionam a partir do momento que acreditamos e damos esse poder a eles, eu amo amuletos.
      Beijinhos de alecrim.
      Lua.

      Excluir
  8. Olá Lua
    Eu li sua postagem, mas não uso amuletos.
    Mas aprendi muitas coisas
    Um abraço
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida amiga, pela sua visita e seu carinho.
      Beijinhos de paz.
      Lua.

      Excluir
  9. Oi Amiga!!!
    Tudo bom contigo?!
    Andas sumida.
    Estou me sentindo abandonado!!
    Não entra no blog, não me manda email...
    Sniff sniff...

    Amei a postagem, principalmente sobre os símbolos do Antigo Egito.
    Por que será?! Rs

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei amigo tô achando que esta sem net, rsrsrsrs
      Vou entupir seu e-mail, rsrsrsrs
      E te atolar com comentários, rsrsrs
      Estou em plena recuperação, a gripe foi bem difícil de me larga, rsrs
      Beijoquinhas de luz.
      Lua.

      Excluir
  10. Oá, Luaa!

    Esse caça-pesadelos é muito bom, costumo fazer usando bastidores pra bordado sabe quais são? Fica ótimo e todo mundo gosta.

    Obrigada demais pela tua amizade, é necessária e me conforta bastante.

    Tenho andado ausente pq estou em constantes viagens. Amanhã de manhã tenho outra viajem pra fazer e fico 2 semanas fora, nem tem dado muito tempo pra programar postagens pq tb não tenho tido tempo de tirar fotos, edita-las, escrever, traduzir o texto, etc. ôooo ano corrido, daqui a pouco começam os preparativos pro Natal nas lojas!

    E vc, como está? Tá dando tempo de fazer tudo ou isso de tempo corrido é só comigo? =))

    Passei pra te desejar muita Energia, Paz, Amor nesses dias e em todos. Quando eu voltar, apareço aqui pra me atualizar das postagens!

    Beijos nevados!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amada, quantas saudades.
      Manda uma foto do seu caça pesadelos para o meu e-mail, se não se importar, é claro.
      Gosto muito de você amiga, com o tempo os laços ficam cada vez mais fortes, agradecida pela "força" e pelas boas palavras e energias que me envia.
      O tempo pra mim está corrido, mais não muito, rsrsrs
      Aguardo seu retorno e boa viagem!.
      Beijinhos de cristais.
      Lua.

      Excluir

Peço que se identifique, pois comentário ANÔNIMO é igual chamada restrita, você não sabe da onde vem e como retribuir.

Bençãos da Deusa.
Blessed be!!
Lua.